IMG_1683
HISTÓRIA

Sobre a Fundação

A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, sediada em Pompeia-SP, nasceu da intenção de um coração grato: o de seu fundador, Shun­ji Nishimura, imigrante japonês que chegou ao Brasil sem nada e daqui colheu tudo o que necessitou para desenvolver seus negócios e constituir sua família.

O Sr. Nishimura nunca se esqueceu das oportunidades oferecidas por essa nação e, ao completar 70 anos, resolveu deixar aqui sua herança, um  legado de caráter, empreendedorismo e valores humanos.

A Fundação é a herança que o Sr. Shunji criou para dizer: “Obri­gado, Brasil”. Em 1979, foi constituída a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, um projeto com foco na educação que transformaria a vida de muitas pessoas.

COLÉGIO TÉCNICO AGRÍCOLA FUNDAÇÃO

O Colégio Técnico Agrícola, foi o primeiro projeto da Fundação e trazia inovações no currículo, nas regras de funcionamento e um estágio profissional internacional no final do curso. O colégio da Fundação funcionava em regime de internato, os alunos ti­nham aulas teóricas em um perí­odo do dia e práticas no outro. As atividades incluíam não apenas cuidar dos animais, das hortas, pomar e cultivos com orienta­ção dos instrutores técnicos, mas também lavar a própria roupa, ajudar a preparar as refeições e cuidar da limpeza da escola.

As características únicas do Colé­gio Agrícola da Fundação Shunji Nishimura fizeram com que a escola tivesse impacto e um potencial transformador imen­so na vida dos alunos. Com 835 jovens formados ao lon­go de seus quase 30 anos de existência, espalhou o conhecimen­to técnico e os valores morais de honestidade e compromisso com o trabalho que marcaram a instituição.

O Colégio Agrícola encerrou suas atividades em 2007. Seu formato, desenhado pelo Sr. Nishimura à seme­lhança do que ele mesmo viveu, já não fazia sentido na realidade social e educacional do século 21.

 

COLÉGIO SHUNJI NISHIMURA

Em 1988, a Fundação criou o Colégio Shunji Nishimura. A escola atende desde o maternal até o ensino médio.

Em 2016, o Colégio Shun­ji Nishimura implantou o modelo pedagógico Aprendizagem Profunda, da escola canadense Master’s Academy & College, de Calgary. A premissa da Aprendizagem Profunda é desenvolver a autonomia e excelência acadêmicas do educando. Sobretudo no sentido de capacitá-lo a prever e criar um futuro que ainda não existe.

 

ESCOLA SENAI SHUNJI NISHIMURA

Em 2005, a Fundação Nishimura havia criado a Escola Profissionali­zante Chieko Nishimura, que oferecia cursos de aprendizagem industrial, como soldador e tor­neiro, para formação de profissionais especializados para as empresas Jacto.

Em 2009 a Fundação celebrou convênio com o SENAI-SP para a criação da Escola Senai Shunji Nishimura, instalada no campus da Fundação.

A Escola SENAI Shunji Nishimura oferece gratuitamente Cursos de Aprendizagem Industrial para as qualificações de  mecânico de usinagemsoldadoroperador em processos de transformação de polímeros e montador de máquinas.

Oferece também Cursos Técnicos, com habilitações de eletroeletrônicamecânica, eletromecânica e informática para internet.

Realiza ainda Cursos de Formação Inicial e Continuada para jovens e adultos que visam a qualificação, requalificação, aperfeiçoamento ou especialização nas áreas de automação, eletroeletrônica, gestão, logística, metalmecânica, metalurgia, segurança e tecnologia da informação.

Desde 2015, a Escola Senai desenvolve em Pompeia um projeto piloto de Ensino Médio com base em abordagens educacionais inova­doras, o modelo pedagógico Arquitetura de Transformação (metodologias de ensino do SENAI e a Aprendizagem Profunda, da escola canadense Master’s Academy & College ).

 

FATEC POMPEIA SHUNJI NISHIMURA

Em 2010, é implantada a Faculdade de Tecnologia de Pompeia – Fatec Shunji Nishimura, uma parceria da Fundação com o Centro Paula Souza, do governo do Estado de São Paulo, responsável pela educação pro­fissional tecnológica.

A Fatec Shunji Nishimura oferece dois cursos inovadores: Mecaniza­ção em Agricultura de Precisão e Big Data no Agronegócio. Desde 2013, ano da primeira formatura até 2021, a Fatec Pompeia formou 690 tecnólogos que atuam, principalmente, no setor do agronegócio.

CAMPUS DA FUNDAÇÃO

Anualmente, cerca de 4.300 estudantes – crianças, adolescentes, jovens e adultos,  além de dezenas de professores, funcio­nários e gente do agronegócio frequentam o Campus da Fundação Shunji Nishimura.

A segunda geração da família Nishimu­ra honrou a herança, ampliou e consolidou o legado do fundador. E seus filhos, a terceira geração, estão próximos da Fundação há tempos, participando da direção da instituição. Os valores do Sr. Shunji Nishimura continu­am a nutrir o solo arado pelas novas gerações para continuar a cultivar as novas árvores e plan­tar as que ainda estão por vir.