Criado em 2007 pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o Programa Community College Initiative (CCI) oferece bolsas de estudo em faculdades comunitárias norte-americanas, para estudantes de diversos países, tendo beneficiado mais de 3.000 participantes de 21 nacionalidades. No Brasil, o CCI é operacionalizado por diversas instituições, incluindo o Centro Paula Souza (CPS), instituição paulista na qual a Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) organiza o processo seletivo com a participação de alunos das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).
Em 2025, oito estudantes foram escolhidos, através de um processo seletivo, para integrar a edição do programa CCI 2025-26. Entre eles está Israel Nascimento de Oliveira, aluno do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec Pompeia Shunji Nishimura, que foi classificado para um intercâmbio nos Estados Unidos na área de Agriculture Applied Engineering Business.
Reconhecido também na edição 2024 do Prêmio Jovens Inovadores Sicredi, Israel destaca que passar pelo processo seletivo foi uma experiência interessante, que tem o ajudado a traçar seus próximos passos para quando a graduação estiver finalizada. “Em meio a tudo isso e pensando em meios de me preparar melhor para o mercado de trabalho, surgiu a oportunidade de participar desse projeto de intercâmbio nos Estados Unidos. Ser aprovado trouxe um sentimento de gratificação, acompanhado com o leve frio na barriga de uma experiência totalmente nova, em um ambiente novo e desafiador. Mas, estou com boas expectativas de que esse tempo será de muito crescimento e trabalho duro”, ressalta o estudante.
A classificação do estudante se une a outras conquistas de destaque obtidas por alunos da Fatec Pompeia nos últimos meses, entre elas: o 2º Desafio de Inovação Holambra, que premiou alunos da instituição por uma solução desenvolvida para o setor produtivo; a 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que concedeu o primeiro lugar no ranking estadual para inovações dos alunos de Pompeia; o Hackathon da Agrishow que reconheceu a equipe Nishimura Team em primeiro lugar pela ferramenta desenvolvida para promover maior engajamento dos produtores rurais; e o mencionado Prêmio Jovens Inovadores 2024 do banco Sicredi, que atribui o segundo lugar à solução desenvolvida pela equipe da Fatec, que propôs uma armadilha inteligente para monitorar o besouro Sphenophorus levis, praga da cana-de-açúcar.
Para a Dra. Marisa Faulin, Diretora da Fatec Pompeia, as conquistas recorrentes de alunos da instituição têm uma importância imensa, pois reforça o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e a formação de profissionais altamente qualificados. “Quando nossos alunos se destacam em programas como esse, isso não só valida o esforço e a dedicação deles, mas também atesta a eficácia das iniciativas e metodologias que a Fatec oferece. Nossa unidade busca oferecer programas extracurriculares em várias áreas, como pesquisa científica e tecnológica, tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0, empreendedorismo, inovação e diversos grupos de pesquisa acadêmica. Quando um aluno está inserido em alguma atividade extracurricular, em contato direto com docentes, ele tem um aprendizado diferenciado, pois por meio da orientação do docente, ele experimenta um novo modo de pensar, um raciocínio científico que o leva na busca de mais conhecimento. Assim, esse aluno desenvolve mais competências e habilidades, tão buscadas atualmente, e se torna protagonista do seu próprio futuro”, pontua.
A Faculdade de Tecnologia Shunji Nishimura é uma instituição pública de ensino superior localizada em Pompeia, no interior de São Paulo, que disponibiliza anualmente vagas para os cursos superiores de Mecanização em Agricultura de Precisão e de Tecnologia em Sistemas Inteligentes. Para saber mais sobre a instituição, acesse: https://www.fatecpompeia.edu.br/.