Pompeia foi palco de celebração da maior iniciativa de inovação aberta para empresas da região, o Programa InovaSkill. No último dia 05, durante o Pitch Day, evento que marcou o encerramento da Edição 2024, foram apresentados os resultados do desenvolvimento dos projetos de inovação aberta e intraempreendedorismo desenvolvidos ao longo do Programa InovaSkill 2024. A iniciativa, promovida pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, conta com o apoio de aceleradoras de startups e organizações nacionais e internacionais, por meio de conteúdos e mentorias, como Mentto, Bluefields Aceleradora, Adipa, Startup Leiria de Portugal, Imaginal Inc. do Canadá, Leavening Aceleradora, Sebrae-SP, Centro Paula Souza, Senai-SP e Ciesp Alta Paulista.
Entre abril e outubro deste ano, profissionais de empresas dos setores da indústria, saúde, jurídico, educação, logística e tecnologia, incluindo Jacto, Síntegra, Unipac, CIAg, Life, Rodojacto, Orthometric, Datrel, Artabas, Senai, Gomes Altamari Advogados e Grupo Brudden, apoiados pelos alunos da Fatec Pompeia Shunji Nishimura, participaram de trilhas de desenvolvimento de projetos em empreendedorismo de base tecnológica e inovação. Em colaboração, desenvolveram projetos tecnológicos para solucionar problemas das empresas participantes ou criar negócios inovadores nos mercados do agro, saúde, indústria e serviços.
De acordo com o superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Prof. Elvis Fusco, o programa, em sua segunda edição, ampliou a participação de empresas em 2024. “Neste ano, estabelecemos parceria com o Ciesp Alta Paulista e a Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos (Adipa), o que aumentou a participação de diversas empresas da região”, destacou Fusco.
O Programa InovaSkill vai além do desenvolvimento de tecnologias e negócios inovadores, promovendo competências em empreendedorismo de base tecnológica e inovação aberta. O objetivo é formar uma mentalidade empreendedora nos participantes, capacitando-os com conteúdos e metodologias sobre inovação baseadas no modelo de construção de startups.
O Pitch Day foi uma oportunidade para empresários, empreendedores, aceleradoras e atores do ecossistema regional de inovação conhecerem os resultados do Programa InovaSkill. Um dos diferenciais dos projetos desenvolvidos durante o programa, foi a utilização de recursos de Inteligência Artificial Generativa para criação de diferenciais competitivos nos projetos.
O vencedor da Edição 2024 do Programa InovaSkill foi o projeto Chronus da empresa Unipac que teve como objetivo desenvolver uma solução de inteligência artificial capaz de monitorar as atividades das linhas de produção no campo em tempo real, utilizando sensores e câmeras para registrar o ciclo de trabalho e os movimentos dos operadores. Em segundo lugar ficou o projeto Artegg da empresa Artabas de Bastos que apresentou uma solução inovadora para granjas, oferecendo ferramentas avançadas, utilizando Inteligência Artificial para coleta e tratamento de dados a partir de sensores e inputs manuais dos controladores de produção. O projeto do Senai Pompeia ficou em terceiro lugar, Ethimos, solução digital voltada para escolas que utilizam o Imaginal Learning, metodologia educacional canadense, adotada e difundida pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
Além das apresentações dos projetos, o evento contou com o painel “Inteligência Artificial: uma nova era para o empreendedorismo e inovação”, com a participação de conferencistas que são referências no país na utilização de inteligência artificial em startups, Harold Schultz Neto, Chief AI Officer da MakeOne, e Luiz Fernando Ohara Kamogawa, Founder da Fint AI.
Pitch Day reuniu especialistas em painel sobre inteligência artificial.
Durante o evento, foi lançada a chamada para o Programa InovaSkill Edição 2025, que já está com a sua pré-incrição aberta para empresas da região, para mais informações acesse o site www.inovaskill.org.br.