Jovens Cooperativistas da COMIGO visitam a Jacto e a FSNT

Cerca de 40 jovens cooperativistas da COMIGO Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, acompanhados da Sra. Siomara Martins, coordenadora de cooperativismo da COMIGO, visitaram a Máquinas Agrícolas Jacto e a FSNT, no dia 18 de setembro. Nas dependências da Fundação, foram recepcionados Sra. Nivea Aguiar, coordenadora de comunicação e relações institucionais da FSNT e tiveram a oportunidade de participar da palestra sobre sucessão familiar, ministrada pelo Sr. Fábio Nishimura, diretor institucional da FSNT e sua esposa Sra. Claudia Akemi Nadeya Nishimura.

Os jovens visitantes conheceram o Museu Shunji Nishimura onde foram apresentados à história do Grupo Jacto e da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, bem como a trajetória do seu fundador, Sr. Shunji Nishimura.

Na sequência, os jovens cooperativistas dirigiram-se ao Senai Pompeia, onde foram recebidos pelo Prof. Ronaldo Sotrate, diretor do Senai Pompeia e Senai Marília, a Profa. Ana Carolina Nascimento, coordenadora pedagógica, o Prof. Aristóteles Guido Rodrigues, orientador de práticas profissionais e o Prof. Caio Cesar da Silva Fernandes, coordenador de Atividades Técnicas, que apresentaram os cursos profissionalizantes ofertados pela instituição, além de uma visita guiada pelo Edifício Paulo Skaf, local funcionam as oficinas e laboratórios onde são ministrados os cursos.

Em continuidade a programação, os visitantes acompanhados do Prof. Antônio Cesar Dall Evedove, coordenador do curso Mecanização em Agric. de Precisão, também puderam conhecer a infraestrutura do Centro de Treinamentos Jacto, espaço onde é oferecido diversos cursos para capacitar os produtores brasileiros, nas áreas de treinamento operacional, tecnologia de aplicação, inspeção de máquinas entre outros.

No campus da Fatec Pompeia, o grupo de jovens conheceram o Laboratório de Tecnologia em Agricultura de Precisão, e uma das salas de aulas do curso de Big Data no Agronegócio, onde foram recebidos pelos alunos do curso que explicaram um pouco sobre o que o estudante vai aprender, tanto na parte de manipular e instalar equipamentos capazes de captar e gerar dados de máquinas agrícolas quanto a desenvolver programas computacionais para reunir e analisar grandes volume de informações.

No Campo de Manobras da Fundação, os visitantes conheceram a exposição de máquinas, proporcionando a oportunidade de ver de perto os equipamentos agrícolas que os alunos da FATEC utilizam em suas aulas práticas.

A visita foi concluída com a passagem pelo Memorial Shunji Nishimura, uma homenagem ao Sr. Shunji Nishimura e sua esposa Chieko, que mantém viva a memória de suas conquistas, virtudes e espírito empreendedor. Esse homem extraordinário que transformou sua própria história e construiu uma nova trajetória em outro país.