A Fundação Nishimura assinou um convênio para apoiar a inovação na rede municipal de ensino de Maracajú, Mato Grosso do Sul. A assinatura ocorreu no último sábado (10), na escola municipal João Pedro Fernandes, como parte das comemorações da 52ª Expomara e em celebração aos 99 anos de Maracaju. A presença do Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, também marcou o evento.
O convênio representa uma oportunidade para Maracajú se tornar a primeira cidade do país a adotar esse modelo educacional na rede pública de ensino. A iniciativa foi idealizada pelo Sindicato Rural de Maracaju, através da Diretora do Núcleo de Mulheres, Ana Nery Terra Souza. A Fundação Nishimura traz uma abordagem diferenciada para trabalhar com os alunos desde o ensino fundamental, visando transformar a educação e o futuro das crianças.
O Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fabio Olegário Caminha, enfatizou que a assinatura do convênio reafirma o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Ele destacou a importância de pensar no futuro e construir uma nova metodologia, afirmando que o Sindicato estará sempre presente, oferecendo apoio.
Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, explicou a relevância da metodologia adotada. Esse sistema promove a renovação da educação, colocando o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Ele ressaltou a parceria entre professor e aluno, a liberação da autonomia e inovação do aluno, além do domínio do conteúdo. Fusco também destacou que Maracajú será a primeira cidade do Brasil a adotar a aprendizagem profunda como metodologia de ensino.
Jorge Nishimura, membro do conselho curador da Fundação, expressou sua satisfação e emoção por implantar essa filosofia educacional na primeira cidade do país a adotar essa metodologia na rede pública de ensino. Ele ressaltou a importância da educação de alta qualidade para transformar o país e mencionou o lema “Obrigado, Brasil” como uma forma de gratidão e desejo de contribuir ainda mais.
A Aprendizagem Profunda, também conhecida como Profound Learning, é um modelo capacitador de educação que vai além do tradicional modelo de educação baseado no controle e comando. Criado por Tom Rudmik, um educador canadense, esse modelo permite que os estudantes assumam o controle e a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, aumentando a motivação e a efetividade da aprendizagem. Além de promover a excelência acadêmica, a metodologia Profound Learning prepara os estudantes para o futuro, com ênfase em inovação e criatividade.
A cerimônia de assinatura do convênio contou com a presença do Governador Eduardo Riedel, a primeira dama do Estado, Mônica Riedel, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, o vice-prefeito, Mauro Christianini, o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fabio Caminha, A Diretora do Núcleo de Mulheres do Sindicato, Ana Nery Terra Souza, o presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, Robert Ziemann, o ex-governador de MS, Reinaldo Azambuja, a secretária municipal de Educação, Carolina Souza, a superintendente executiva do Colégio Shunji Nishimura, Ariane Nishimura Kunihiro e demais autoridades, entre vereadores, secretários municipais e estaduais, professores e diretores de escolas do município.