O Senai Pompeia “Shunji Nishimura” recebeu uma das etapas da fase paulista
da Olimpíada do Conhecimento, considerada a maior competição de educação
profissional e tecnológica das Américas. Foi a primeira vez que a unidade de Pompeia (SP) sediou a competição em seu formato mais recente, com disputas espalhadas por várias unidades em todo o estado. A organização é do Senai São Paulo.
Modalidades
Durante os quatro dias de disputa, 35 competidores de unidades do Senai de diferentes regiões do estado colocaram à prova sua aprendizagem teórica e prática em dez modalidades diferentes. Foram avaliados projetos de controle industrial, criação de mundos virtuais com metaverso, eletrônica, energias renováveis, indústria 4.0, integração de sistemas robóticos,
instalações elétricas, mecatrônica, robótica móvel e sistemas optoeletrônicos.
“Além da dificuldade técnica, há o tempo limitado. Por isso a necessidade de se aliar planejamento, velocidade de execução e segurança”, explicou o coordenador de atividades técnicas do Senai Pompeia, Caio César da Silva Fernandes.
CLASSIFICAÇÃO E HISTÓRICO MUNDIAL
Por ser anfitriã, a unidade de Pompeia (SP) não competiu em casa. A equipe de Tornearia CNC foi a Guarulhos (SP), onde conquistou a medalha de prata. Apenas os vencedores de cada modalidade avançam de fase. Campeã estadual, a equipe de Manufatura Integrada do Senai Pompeia garantiu o ouro no desempate contra o Senai Bauru, em Araraquara (SP), e está classificada para a final nacional, cuja data e local ainda serão confirmados pela organização da competição.
O Senai Pompeia tem histórico de premiações nesta modalidade. Em 2005, na Finlândia, foi medalha de prata e em 2015, a unidade foi medalha de bronze na World Skills, a etapa mundial da Olimpíada do Conhecimento então realizada pela primeira vez no Brasil. Em 2024, a disputa do mundial será em Lyon, na França.