A expectativa de demanda por profissionais em Tecnologia da Informação (TI) duplicou nos últimos dois anos. A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) estima que até 2025 teremos em torno de 797 mil vagas abertas na área de tecnologia por falta de mão de obra qualificada. A justificativa é que o ritmo de formação não consegue acompanhar a crescente demanda do mercado.
Dados da pesquisa do portal internacional Business Insider mostram que grandes companhias de tecnologia, como Google e Amazon, aumentaram as contratações e salários nos últimos meses, especialmente para a áreas de desenvolvimento de software, big data e inteligência artificial.
Com o objetivo de acelerar a formação dos alunos do curso de Tecnologia em Big Data no Agronegócio da Fatec Pompeia para que ocupem as vagas na área de desenvolvimento de software, o CIAg (Centro de Inovação no Agronegócio), o Grupo Jacto e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, lançaram o Programa Synapse 2022.
O Synapse é um ambiente de tecnologia e inovação mantido pelo CIAg e instalado nas mesmas dependências da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia onde são oferecidos os cursos superiores da FATEC Pompeia. Oferece capacitação profissional em tecnologia da informação e desenvolvimento de pesquisas e soluções avançadas para alunos do curso de Tecnologia em Big Data no Agronegócio.
No Programa Synapse 2022 foram disponibilizadas 14 vagas aos alunos da Fatec de Pompeia, que diariamente recebem capacitações em tecnologias de desenvolvimento de sistemas para internet (back-end e front-end), aplicativos de celular, metodologias ágeis e computação em nuvem.
Segundo o Gerente Geral do CIAg, Reinaldo de Bernardi, os alunos também participam do desenvolvimento de projetos de soluções digitais. “Os alunos desenvolvem atividades complementares às que recebem em sala de aula na Fatec Pompeia, participam de um programa de mentoria e de desenvolvimento de uma solução digital real que será utilizada na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e na Fatec”, explica Bernardi.
Para o coordenador do curso de Big Data da Fatec Pompeia, Prof. Dr. Luis Hilário Tobler Garcia, o Programa Synapse é uma oportunidade de aproximar os alunos da Fatec com as oportunidades do mercado de Tecnologia da Informação. “As atividades realizadas pelos alunos durante o programa complementam a formação e preparam ainda mais os alunos para durante a graduação já ocuparem as oportunidades profissionais disponíveis no mercado”, relata o coordenador.
Após a finalização do Programa Synapse 2022, os alunos participantes serão encaminhados para processos de seleção para vagas em TI no CIAg e nos departamentos de Tecnologia da Informação e de Serviços Digitais do Grupo Jacto.
O Superintendente Executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia – FSNT, Elvis Fusco, comemora a iniciativa e lembra que o propósito da FSNT é contribuir para a transformação da sociedade por meio da educação e da inovação. “A parceria da Fundação com a Fatec, CIAg e Grupo Jacto tem gerado importantes oportunidades para os jovens da região e, no contexto do apagão de mão de obra em TI, o Programa Synapse fortalece o papel da FSNT no ecossistema de inovação da região em promover soluções para a sociedade por meio da formação profissional”, completa Elvis Fusco.