Evento celebrou o primeiro ano de atuação do Centro de Ciência para o Desenvolvimento Smart B100 (CCD-SB100) e contou com a participação de alunos bolsistas da Fatec Pompeia e seus orientadores

 Evento celebrou o primeiro ano de atuação do Centro de Ciência para o Desenvolvimento Smart B100 (CCD-SB100) e contou com a participação de alunos bolsistas da Fatec Pompeia e seus orientadores
Professores e pesquisadores da Fatec Pompeia em Seminário de Pesquisa CCD-SB100.

 Instituído pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com renomadas instituições de ensino e do setor do agronegócio, o Centro de Ciência para o Desenvolvimento Smart B100 (CCD-SB100) foi criado com o propósito de desenvolvimento de uma plataforma digital sustentada por inteligência artificial cujo objetivo está em levar de forma ágil o conhecimento agronômico ao produtor rural paulista e contribuir com a sustentabilidade da produtividade agrícola no estado. O Centro acaba de completar um ano de atuação e, para apresentar e celebrar os resultados já alcançados, em 29 de outubro foi realizada a primeira edição do Seminário de Pesquisa CCD-SB100.

Na ocasião, alunos, professores e pesquisadores da Faculdade de Tecnologia de Pompeia “Shunji Nishimura” (Fatec Pompeia) que integram o Centro participaram do evento, compartilhando experiências e apresentando os avanços obtidos em suas linhas de pesquisa. Parte dos estudos é desenvolvida com o apoio de bolsas de iniciação científica da Fapesp para os alunos do curso superior de Tecnologia em Sistemas Inteligentes da Fatec Pompeia e conta com a atuação dos docentes Prof. Dr. Hannes Fischer, Prof. Dr. Carlos Otoboni, Prof. Dr. João Ricardo Favan, Prof. Me. Luis Eduardo Zamariolli e Prof. Dr. Luís Hilário Tobler Garcia, que contribuem para o desenvolvimento de investigações voltadas à aplicação de tecnologias inteligentes e soluções inovadoras para o agronegócio

“Participar do CCD-SB100 tem sido uma oportunidade de aprendizado única. Podemos aplicar o que aprendemos em sala em pesquisas que dialogam diretamente com os desafios da agricultura paulista”, comentou o aluno da Fatec Pompeia José Sanches, um dos bolsistas da Fapesp.

O professor Dr. Hannes Fisher, orientador dos alunos, destacou a importância da vivência prática oferecida pelo Centro. “Essa experiência aproxima o estudante do ambiente real de pesquisa e inovação. A Fatec tem contribuído com soluções que unem ciência, tecnologia e sustentabilidade, valores que estão no coração do CCD-SB100”, afirmou.

O evento contou ainda com a palestra do Prof. Dr. Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, que atua como vice-diretor do Comitê Executivo do Centro. “A parceria com o CCD-SB100 reforça o compromisso da Fundação e da Fatec Pompeia em fomentar um ecossistema de ensino e pesquisa voltado à inovação, com impacto direto no desenvolvimento sustentável do agronegócio”, destacou Fusco.

Prof. Elvis Fusco em apresentação durante seminário promovido pelo CCD-SB100.

O evento marcou o encerramento do primeiro ciclo de resultados do CCD-SB100 e abriu espaço para o início de uma nova etapa de desenvolvimento. Entre as próximas metas do Centro estão o avanço na aplicação da inteligência artificial no campo e o fortalecimento das redes de pesquisa, com novas parcerias institucionais e vinculação de novos membros.