A partir desta quarta-feira, 21 de maio, tem início a VIII Mostra de Trabalhos Docentes em Regime de Jornada Integral (RJI), evento bienal que, pela primeira vez, é organizado por duas unidades do interior paulista: Fatec Pompeia e Fatec Marília. A edição de 2025 acontece no campus da Fatec Shunji Nishimura e se estende até sexta-feira (23), reunindo docentes das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs).
A Mostra tem como objetivo promover a difusão científica e a troca de experiências entre docentes que desenvolvem projetos nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. Nesta edição, a programação deste ano traz novidades como os Painéis Temáticos — com apresentação de trabalhos desenvolvidos em colaboração com empresas, organizações e alunos —, a Sessão de Pôsteres, a participação de empresas parceiras, a apresentação dos novos projetos e visitas técnicas que aproximam academia e setor produtivo.
Durante a abertura oficial, Profa. Marisa Faulin, diretora da Fatec Pompeia, Profa. Claudia Cristina Nicolau, diretora da Fatec de Marília, Prof. Mauro Tomazela, presidente da Comissão Permanente de Regime de Jornada Integral (CPRJI), Prof. Cesar Silva, presidente da FAT, Prof. Robson dos Santos — representando o diretor superintendente do Centro Paula Souza, Prof. Clóvis Dias —, e Sr. Diogo Montefusco Ceschim Silva, prefeito de Pompeia, destacaram a relevância da pesquisa docente, seu impacto na formação dos alunos e no desenvolvimento nacional.

O primeiro dia do evento foi encerrado com a palestra do Prof. Elvis Fusco, superintendente executivo da FSNT, que apresentou o ecossistema de inovação da Fundação, voltado à integração entre ensino, pesquisa aplicada e as demandas do setor produtivo.

Criada em 2017 e realizada bienalmente desde 2023, a Mostra de Trabalhos Docentes em RJI valoriza a atuação docente, estimula a produção científica e fortalece o diálogo interdisciplinar. A edição atual reafirma o compromisso das Fatecs com a inovação, a sustentabilidade e a cooperação, destacando iniciativas que contribuem para a formação acadêmica e o desenvolvimento regional.