Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia participa do Web Summit 2024 

O Web Summit é reconhecido como a maior conferência de tecnologia global, e reuniu mais de 70.000 participantes de diversos países, em Lisboa.. Descrito pelo The Guardian como o “Glastonbury para geeks” e pela Inc como “a melhor conferência de tecnologia do planeta”, o evento ofereceu um espaço único para explorar inovações, tendências e o futuro da tecnologia, por meio de palestras e painéis com líderes globais, incluindo chefes de estado, formuladores de políticas, CEOs de grandes empresas de tecnologia e fundadores de startups em rápido crescimento, e por meio de espaços para networking e inovação, onde foram compartilhados cases, criadas conexões e inspiração para a próxima geração de empreendedores e de ideias transformadoras. 

A inteligência artificial (IA) dominou os debates no Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia da Europa, realizado entre 11 e 14 de novembro. Segundo dados da organização, a IA foi o setor com maior representação entre as três mil startups que participaram do evento. Investidores preveem aumento nos recursos aplicados na tecnologia, e oito a cada dez responderam que já investiram em companhias que trabalham com IA.

A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) foi representada no evento pelo seu superintendente executivo, Prof. Dr. Elvis Fusco, que participou de uma série de atividades durante o evento.

Para Elvis Fusco, além da Inteligência Artificial, as palestras destacaram tendências emergentes, mudanças de paradigma e a importância de alinhar a inovação com inclusão e responsabilidade. “O Web Summit foi dominado pela temática da Inteligência Artificial, seu caráter persuasivo e as questões relativas ao desenvolvimento e ao uso efetivo da tecnologia que pode, simultaneamente, transformar a economia, melhorar a vida humana e incentivar a cooperação global. Foram apresentados os investimentos atuais e futuros na área pelas empresas e por governos. Empresas como Open IA, Apple, Meta e governos como Estados Unidos, China, Qatar e Inglaterra”.

Como parte da participação da FSNT no evento, o superintendente reforçou a parceria da instituição com o hub de inovação Startup Leiria. A convite de Vitor Ferreira, head do hub de inovação do ecossistema local, Elvis Fusco palestrou no Instituto Politécnico de Leiria sobre o impacto dos ecossistemas de inovação na gestão do conhecimento nas organizações.

A história e as ações da Fundação também foram apresentadas durante o Web Summit Lisboa 2024, Fusco participou de um podcast da Instituição Mission Makers no stand do governo brasileiro no evento, em que o tema foi o legado da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia nas áreas da educação e da inovação no Brasil.