Aconteceu nesta quinta (10/10) em Pompeia evento de celebração dos 15 anos da Fatec Pompeia Shunji Nishimura, instituição pública, fruto da parceria entre o Governo de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza, a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e o Município de Pompeia.
O evento teve a participação do Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, da Diretora-Superintendente do Centro Paula Souza, Profa. Laura Laganá, de diretores de diversas Fatec e Unesp do estado e representantes de grandes empresas parceiras da Fatec Pompeia.
Além de importantes homenagens, o evento contou com a palestra do Secretário de Estado, que atuou como reitor da USP até o ano de 2022. Ele apresentou as tendências e desafios para o ensino superior no Brasil e a importância de instituições, como a Fatec Pompeia, na formação de vanguarda para os desafios de mão de obra nas próximas décadas.
Durante o evento o Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Superintendente-Executiva do Centro Paula Souza anunciaram a criação do curso superior em Tecnologia em Sistemas Inteligentes a ser oferecido pela Fatec Pompeia a partir de 2025, e que estará com inscrições abertas para o vestibular do Centro Paula Souza nos próximos dias.
Segundo a Profa. Laura Laganá, esse curso, que já existe nos Estados Unidos e na Europa, será oferecido de forma inédita no Brasil pela Fatec Pompeia. “A escolha da Fatec Pompeia para oferecer esse curso se deve ao histórico de relevância que a instituição mantém na área da inovação tecnológica e de atuação com grandes big techs nacionais e internacionais.”, explica a Diretora-Superintendente.
A Profa. Marisa Faulin, diretora da Fatec Pompeia, esclarece que o curso de Tecnologia em Sistemas Inteligentes que será oferecido pela Fatec Pompeia é gratuito e inédito no Brasil. “De forma única e exclusiva, vamos formar profissionais para o desenvolvimento e a engenharia de sistemas computacionais Full Stack, integrando tecnologias de Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-físicos, com foco na inovação tecnológica e no empreendedorismo, preparando-os para atuar em diversos setores, como Indústria 4.0, Agronegócio, Saúde e Tecnologia, promovendo a análise e implementação de soluções inteligentes que atendam às demandas do mercado.”, explica Marisa.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, esclarece que o curso de Tecnologia em Sistemas Inteligentes que está sendo criado na Fatec Pompeia formará profissionais para atender as demandas atuais e futuras das empresas. “Parabenizo o Centro Paula Souza pela iniciativa que irá suprir uma necessidade cada vez mais crescente de profissionais em tecnologias como a inteligência artificial, data analytics e sistemas ciber-físicos.”, comemora Vahan.
A Fatec Pompeia passa a oferecer neste vestibular os cursos de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão nos períodos matutino e noturno e Tecnologia em Sistemas Inteligentes no período noturno.
“A Fatec Pompeia tem um modelo diferenciado de formação superior dentro do sistema de educação do Estado de São Paulo devido à interação com o setor produtivo e com as instituições de fomento à pesquisa e inovação, que serve de modelo para outras Fatecs.”, destaca o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.
Com o oferecimento desse curso, a Fatec Pompeia Shunji Nishimura consolida-se com umas das principais instituições de ensino superior do país na formação de profissionais que irão liderar as grandes transformações tecnológicas nas organizações e empreender negócios inovadores que tragam soluções inteligentes para a sociedade.