Em um evento, denominado “Workshop IARA: Team Onboarding”, realizado em São Paulo no CUBO Itaú, no dia 12 de abril, as empresas signatárias do Acordo de Cooperação do Centro IARA – Inteligência Artificial Recriando Ambiente se reuniram para um momento dedicado à troca de experiências e colaboração entre si e para a prospecção de projetos conjuntos voltados para cidades inteligentes, sustentáveis e inclusivas.
As empresas Stellantis, SPLICE, Jacto e INTEL, o Cilla Teck Park e o Instituto Eldorado fazem parte de uma grande iniciativa na área de inteligência artificial, com foco em cidades inteligentes, em parceria com a USP e universidades brasileiras de renome.
Denominado “Centro IARA – Inteligência Artificial Recriando Ambiente”, a proposta da criação de um Centro de Pesquisa Aplicada, aprovada pelos Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.Br e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, traz em seu DNA a missão de executar projetos na fronteira do conhecimento, orientados a problemas e à busca de resultados bem definidos, transformando ambientes urbanos em cidades inteligentes que oferecem melhores serviços e soluções para a população de forma eficiente e eficaz.
O Centro IARA conta com o aporte de recursos em torno de R$ 20 milhões, para serem aplicados ao longo de 5 anos.
Em suas metas, o Centro busca cobrir, entre outros, seis aspectos de cidades inteligentes: mobilidade, cibersegurança, educação, infraestrutura, meio-ambiente e saúde. No aspecto relacionado à infraestrutura, são de particular interesse os subtemas de energia e telecomunicações.
Além das empresas aqui mencionadas, outras importantes instituições de ensino e pesquisa, agências nacionais e internacionais fazem parte da rede IARA. Por meio de suas ações, através de projetos conjuntos, o Centro IARA pretende aprimorar a qualidade de vida das cidades brasileiras, com o uso aprofundado e sofisticado de Inteligência Artificial em benefício da sociedade, visando à transferência de tecnologia, a educação e a divulgação de conhecimento para o uso correto, justo, transparente e eficiente de Inteligência Artificial para o fomento de cidades inteligentes no Brasil e no exterior.
Durante o workshop, os representantes das empresas e o diretor do Centro IARA, André Ponce de Leon Carvalho, fizeram uma reflexão de como as cidades estão evoluindo rapidamente em direção a um futuro mais inteligente, impulsionado pela tecnologia e pela inovação. E como propulsão dessa transformação está a colaboração entre empresas, universidades e centros de pesquisa, uma parceria essencial que une o conhecimento acadêmico à expertise prática, criando um ecossistema capacitado para atuar em cenários reais, acelerando a inovação e a implementação de soluções para cidades inteligentes. E por meio de projetos e colaborações práticas, é possível avaliar a viabilidade e o impacto de novas tecnologias antes de sua adoção em larga escala.
Para André Ponce de Leon Carvalho, Diretor do Centro IARA e Professor do ICMC USP campus São Carlos “o evento propiciou uma ampla oportunidade para empresas dialogarem com a academia e evoluírem para colaborações efetivas na inciativa de cidades inteligentes e sustentáveis, utilizando a inteligência artificial. Neste âmbito, o Centro IARA atua como um catalisador para a integração das empresas com a rede IARA, trazendo a oportunidade de fomentar a pesquisa acadêmica aplicada, principalmente na parte de inovação, com a resolução de problemas reais. De um lado, as empresas e a academia demostraram interesse em trabalhar em conjunto para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e sustentáveis. Por outro lado, o maior desafio será o engajamento das cidades e da população nessa iniciativa e mostrar a importância da temática trazendo todos juntos nessa empreitada. Saio deste workshop com grande expectativa de colaborações sólidas, não somente entre a academia e as empresas, mas também entre as próprias empresas para implementar iniciativas para cidades inteligentes, sustentáveis e inclusivas”.
Do ponto de vista das empresas, o evento também trouxe boas perspectivas.
Para Wagner Andrade, Head de e-Mobility da Stellantis, “a Stellantis integrará o centro levando o conceito do veículo como uma plataforma de mobilidade conectada que dialoga com as temáticas das cidades inteligentes, gerando novas oportunidades tecnológicas que podem ser percebidas pela sociedade e que possam conectar as pessoas a outras soluções e serviços existentes, trazendo uma transformação de como os cidadãos interagem com as cidades. As parcerias com a demais empresas signatárias do projeto somam talentos e competências, sendo capazes de acelerar e ampliar nossos resultados na busca por soluções inovadoras”.
Alex Akira Bueno Sato, Gerente de Engenharia de Produto do grupo SPLICE, afirma que “a presença de empresas renomadas como Stellantis, Jacto, Intel e Instituto Eldorado em um workshop do IARA proporciona oportunidades valiosas, tais como, networking com empresas de prestígio, troca de conhecimentos, acesso a inovações, colaborações estratégicas, visibilidade e credibilidade, desenvolvimento de novos negócios e aprendizado com líderes da indústria, oferecendo networking valioso, insights e potenciais colaborações estratégicas nas áreas de Cidades Inteligentes, Agro, Infraestrutura e Tecnologia. A integração com o Centro IARA tem um impacto significativo para a SPLICE especialmente em termos de aprendizado, networking e oportunidades de colaboração. O envolvimento com um centro dedicado à inteligência artificial e à recriação de ambientes oferece uma variedade de vantagens estratégicas e técnicas, como: acesso a pesquisa e inovação de ponta, colaboração interdisciplinar, soluções de IA, networking com especialistas, reconhecimento e reputação, além de contato com um ecossistema de empresas renomadas. O IARA propiciará um ambiente onde será possível a tratativa de problemas recorrentes para a cidades inteligentes, tais como os silos digitais, que impedem o compartilhamento de dados entre as secretarias municipais, o que inviabiliza uma gestão mais eficiente e unificada, além da tratativa e transformação dos dados para que possam ser usados para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Nesse âmbito, a empresa SPLICE pode contribuir com o compartilhamento de expertise, inovação em projetos e desenvolvimento conjuntos, recursos e infraestrutura, transferência de conhecimento, apoio em pesquisa de desenvolvimento, promovendo a inovação, o crescimento sustentável e o avanço tecnológico em inteligência artificial e recriação de ambientes”.
Daniel Gustavo Pellacani Petrini, Gerente de Projetos do Instituto Eldorado considera que “o Workshop IARA trouxe uma importante oportunidade para conhecer mais os desafios relacionados
ao tema de cidades inteligentes; o ecossistema das empresas participantes do Centro IARA; os projetos em andamento e pontos abertos para entender como colaborar. Para o Instituto Eldorado, estar próximo dos desafios de projetos impactantes e ter a oportunidade de colaborar tem um impacto significativo, permitindo ao Instituto aplicar sua expertise, seu portfólio de produtos e transferência de tecnologia, na resolução de problemas complexos e desafiadores, tais como, a integração dos diversos atores do ecossistema, os geradores de dados com os responsáveis pelo processamento dos mesmos e o cliente final, considerando aspectos atuais da inteligência artificial, como privacidade e responsabilidade. O Centro IARA apresenta grande competência de atuação na temática e conta com grandes instituições integrantes que são plenamente capazes de discutir e executar os desafios da mobilidade e cidades inteligentes”.
Para Elvis Fusco, Superintendente Executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, organização ligada ao Grupo Jacto, “o Workshop promovido no projeto IARA representa uma oportunidade significativa para o Grupo Jacto expandir seu conhecimento e aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) em seus diversos segmentos de atuação e contribuir para o projeto de cidades inteligentes da rede IARA, oferecendo sua expertise em tecnologias agrícolas, logística, transporte e saúde. A expectativa é que o Grupo Jacto possa participar e contribuir com projetos de IA com as empresas participantes e que impactem a sociedade, através do desenvolvimento de cidades inclusivas e sustentáveis, e aumentem a expertise do Grupo nesta área. O Centro IARA oferece ao Grupo Jacto a oportunidade de aplicar soluções de Inteligência Artificial, através de soluções de saúde preventiva e monitoramento contínuo, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local. Além disso, a empresa pode colaborar no desenvolvimento e teste de soluções de IA aplicadas a esses contextos por estar participando do Ecossistema de Inovação Vale do Genoma com atuação nas cidades de Guarapuava/PR e Pompeia/SP. A participação do Grupo Jacto no projeto IARA permite não apenas o desenvolvimento de soluções inovadoras para cidades inteligentes, mas também demonstra seu compromisso com o pensamento sistêmico e o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. Ao integrar tecnologias de IA de forma holística e colaborativa, o Grupo Jacto pode ajudar a criar cidades mais inteligentes, eficientes e sustentáveis para o futuro.”.
Para André Ribeiro, Diretor de Contas Empresariais e Governamentais da INTEL Brasil, “Uma parceria importante para que possamos levar tecnologia e capacitação para cada vez mais pessoas, é o Centro de Pesquisas Aplicadas (CPAs) Inteligência Artificial Recriando Ambientes (IARA), que tem o foco em desenvolver e fomentar a IA de ponta a ponta com pesquisadores de todas as regiões do país no estudo de cinco setores pensados para cidades inteligentes: cibersegurança, educação, infraestrutura, meio ambiente e saúde. Iniciativas assim ajudam a desenvolver cada vez mais a transformação digital no Brasil.”