Empreendedorismo e Inovação
Iniciou-se, na última sexta-feira (05/04), o Programa InovaSkill 2024, com evento de lançamento que contou com a presença dos participantes do programa, empreendedores e representantes dos atores do ecossistema regional de inovação.
Considerado o maior programa de empreendedorismo e inovação do centro-oeste paulista, em sua segunda edição, o Programa InovaSkill é uma iniciativa da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), apoiada por aceleradoras de startups e organizações nacionais e internacionais que promovem a inovação, como Mentto, Bluefields Aceleradora, Startup Leiria de Portugal, Imaginal Inc. do Canadá, Ciesp Alta Paulista, Asserti, Adipa, Sebrae-SP, Centro Paula Souza e Senai-SP.
Durante o kick-off (evento de lançamento), além da apresentação da programação de atividades que acontecem de abril a outubro deste ano, o CEO da Bluefields Aceleradora, Paulo Humaitá, do Parque Tecnológico de São José dos Campos, palestrou sobre o impacto da ambidestria nas organizações infinitas.
Nesta edição de 2024, são mais de 100 participantes formados por profissionais de empresas como Grupo Jacto, Centro de Inovação do Agronegócio (CIAg), Síntegra, Life, Jacto Portáteis, Orthometric, Unipac, RodoJacto, Datrel, Artabas, Gomes Altimari Advogados e Brudden, juntamente com alunos dos cursos de Tecnologia em Big Data no Agronegócio e Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão, da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”.
Segundo o superintendente executivo da FSNT, Elvis Fusco, o Programa InovaSkill vai além da criação de tecnologias e negócios inovadores: ele visa promover o desenvolvimento de competências em empreendedorismo de base tecnológica e inovação nos participantes, formando uma mentalidade de líderes que irão desenvolver programas e de intra-empreendedores, capacitando-os com conteúdo sobre a criação e implementação de projetos de negócios disruptivos em programas de inovação aberta.
“Um dos objetivos é unir colaboradores das empresas e alunos na formação de times de inovação que, por meio da imersão no universo dos desafios de negócios dos participantes, possam vivenciar o cenário real da inovação e as empresas tenham acesso aos melhores talentos da Fatec de Pompeia”, complementa Fusco.
Segundo a metodologia do programa, os times de inovação são orientados a identificar oportunidades nos negócios e nas áreas das organizações participantes e validar e desenvolver uma proposta de solução para responder a esse desafio, levando a organização a uma vantagem competitiva ou gerando uma startup para atender esse mercado de forma disruptiva. Em todo o processo, os times de inovação serão acompanhados por uma série de mentores das aceleradoras parceiras do programa.
No final do programa, durante o InovaSkill Pitch Day, os participantes apresentam o resultado dos projetos perante investidores, grandes empresas e parceiros. Mais informações do programa podem ser obtidas pelo site www.inovaskill.org.br