Fatec Shunji Nishimura forma novos tecnólogos conectados com a empregabilidade e desafios do agronegócio e TI

Colação de Grau encerra formação marcada por adaptação e desenvolvimento de alunos do Big Data no Agronegócio e da Mecanização em Agricultura de Precisão.

Profa. Dr. Marisa S. A. R. Faulin, diretora da Fatec Pompeia, concedendo o grau ao formando Adelmo Flausino Alves, da 20ª turma do Curso de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão.

Terminou na noite da última sexta-feira (5) a jornada de ensino e aprendizagem mais desafiadora da Faculdade de Tecnologia de Pompeia (SP) – Fatec Shunji Nishimura em seus 13 anos de atividade.

Cinquenta e oito alunos dos cursos de Big Data no Agronegócio e Mecanização em Agricultura de Precisão superaram as dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus e receberam a Colação de Grau.

Realizada no ginásio de esportes da instituição, a formatura reuniu alunos, professores, parceiros, autoridades, colaboradores, famílias, demais convidados e muitas histórias de dedicação aos estudos nos últimos três anos.

Mesa de Honda da cerimônia de colação de grau da formatura da 20ª turma do curso MAP e 6ª turma do curso BDA, da Fatec Pompeia.

Paraninfo e nome da 20ª turma de Mecanização em Agricultura de Precisão, o professor Luiz Atilio Padovan lembrou em seu discurso sobre a transição das aulas para o modelo remoto ainda nos primeiros meses do curso.

“Foi um tempo de muita aprendizagem para alunos e professores. Diante das dificuldades, todos tiveram a oportunidade de crescimento”, frisou. “Os alunos se reinventaram, inovaram e agora farão a diferença”, disse.

Homenageada como nome e paraninfa da 6ª turma de Big Data no Agronegócio a professora Deise Deolindo Silva exaltou a importância da boa conduta aos novos tecnólogos. “Sejam éticos no uso dos dados e com os colegas de profissão”, destacou.

O conceito dos alunos formados pela Fatec Shunji Nishimura segue em alta, seja no mercado ou mesmo no meio acadêmico, segundo relatou a diretora Marisa Silveira Almeida Renaud Faulin durante a formatura.

“Temos recebido um feedback muito bom de nossos egressos, o que nos enche de muito orgulho”, elogiou. Com 809 tecnólogos formados, a Fatec Shunji Nishimura segue como referência em seus cursos no interior paulista.

“Pelo menos 85% de nossos ex-alunos estão empregados ou buscando uma nova especialização”, destacou o presidente do Conselho Curador da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia FSNT, Franklim Shunjiro Nishimura.

Sr. Franklim Shunjiro Nishimura, presidente do conselho da Holding UJI e presidente do conselho curador da FSNT.

Além do ‘canudo’, vários alunos de ambos os cursos também foram agraciados com premiações oferecidas por parceiros da Fatec Shunji Nishimura e também pela própria instituição de ensino.

Alessandra Nishimura, membro do conselho curador da FSNT, entrega o Prêmio Shunji Nishimura ao melhor aluno do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, Carlos Eduardo Venancio Otoboni e Ariane Nishimura Kunihiro, diretora institucional da FSNT e superintendente do Colégio Shunji Nishimura, entrega o Prêmio Shunji Nishimura ao melhor aluno do curso de Big Data no Agronegócio.

Destaque para os prêmios “Máquinas Agrícola Jacto”, entregues aos melhores alunos: Carlos Eduardo Venancio Otoboni do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão e Fernando Marques de Souza em Big Data no Agronegócio. Entregaram os prêmios, Sr. Valdir Martins da Silva, diretor comercial da Jacto Agrícola e Sr. Carlos Daniel Haushrahn, diretor presidente da Jacto Portáteis.

A formatura foi encerrada com uma mensagem em vídeo enviada pelo patrono das duas turmas, Sr. Khaled Khalil Miqdadi, presidente da Agrimatco Group, sediada no Oriente Médio. Ele falou sobre sucesso, persistência, resiliência e paciência na vida e nos negócios.

O Sr. Khalil Miqdadi, diretor acionista e membro do conselho do Grupo Agrimatco, representou, nesta formatura, o Senhor Khaled Khalil Miqdadi,  presidente do Grupo Agrimatco e patrono das turmas dos Cursos de Mecanização em Agricultura de Precisão e Big Data no Agronegócio.

Sr. khalil Miqdadi recebendo homenagem dos formandos da Fatec Pompeia.

No âmbito do convênio com a FSNT e a Fatec Pompeia, as principais empresas do agronegócio estão presentes para contribuir para a formação dos tecnólogos dos cursos oferecidos na Fatec Pompeia, e durante a colação de grau, os formandos que se destacam nas disciplinas são premiados por essas empresas.

Felipe Amorim Lebron de Lima, aluno destaque nas disciplinas de Mecanização Agrícola, recebendo prêmio oferecido pela Orion Tecnologias e Sistemas Agrícolas, entregue pelo Sr. José Tonon Junior, Diretor de Marketing e prêmio oferecido pela JUMIL, entregue pelo Sr. Rafael Gonçalves, Gerente de pós-vendas e serviços.

A Revista A Granja concede uma assinatura anual da revista a todos os alunos premiados dos cursos de Mecanização em Agricultura de Precisão e de Big Data no Agronegócio na formatura, a Profa. Dra. Marisa Faulin faz a entrega simbólica ao aluno Felipe Amorim Lebron de Lima, representando os tecnólogos que receberão a assinatura.

Gabriel Costa Guerke, aluno destaque nas disciplinas de Agricultura de Precisão, recebendo prêmio oferecido pela Marchesan, entregue pelo Sr. Luís Fernando Varella, Gestor de Marketing e Comunicação e o prêmio oferecido pela John Deere, entregue pelo Sr. Cláudio Trevisan, Gerente de Gestão do Conhecimento América Latina da John Deere.

Prêmio Melhor Amigo da Turma, concedido ao tecnólogo Lucas Maranho, da turma do curso MAP, oferecido pela Coopercitrus e entregue pelo Sr. José Geraldo da Silveira Mello, Vice-presidente do Conselho de Administração e ao tecnólogo Guilherme Minholo Martins, da turma do curso BDA, concedido pela Life Telecom, entregue pelo Sr. Alair Fragoso, diretor da instituição.

A tecnóloga Mariana Vinholo de Souza Espósito, do curso MAP, recebeu Prêmio Pró-atividade e Dedicação oferecido pela Baldan, entregue pelo Sr. Walter Baldan Filho, Presidente do Conselho de Administração da Baldan Implementos Agrícolas. Da turma do curso de BDA, o aluno premiado foi Fernando Marques de Souza, que recebeu a premiação da Leavening, entregue pelo o Sr. Taicir Khalil, diretor da instituição.

Carlos Nobuaki Hokumura Filho, aluno destaque nas disciplinas de Ciência de Dados, do curso de Big Data no Agronegócio, recebendo prêmio oferecido pela Cygni Agrociência, entregue pelo Sr. Matheus Ferraroni, Diretor de Tecnologia da Informação da empresa.

Guilherme Minholo Martins, aluno destaque nas disciplinas de Gestão de Projetos, do curso de Big Data no Agronegócio, recebendo prêmio oferecido pela TOTVS, entregue pelo Sr. Renato Barbosa Caetano, gerente de produtos da empresa.

Neste evento, tivemos a presença do secretário de agricultura e abastecimento do estado de São Paulo, Sr. Francisco Matturro, que falou aos formandos sobre a importância da formação deles para o agronegócio do Brasil e sobre as inúmeras oportunidades na área.

CERIMÔNIA DE DESCERRAMENTO DE PLACA DE FORMANDOS E PLANTIO DE
ÁRVORE DO PATRONO E PARANINFOS

Como parte da programação da Colação de Grau da 6ª turma de Big Data no Agronegócio e 20ª turma de Mecanização em Agricultura de Precisão, foi realizado, na manhã de 05/08, o plantio de árvore e descerramento da placa das turmas.

Os formandos receberam uma mensagem do Sr. Shiro Nishimura, representando a Família Nishimura e a FSNT. Os paraninfos das turmas, Professora Deise Deolindo Silva e Professor Luiz Atilio Padovan, também deram uma mensagem para os formandos.

Representando o patrono das turmas, Sr. Khaled khalil Miqdadi, o Sr. Khalil Miqdadi, diretor e acionista do Grupo Agrimatco, falou aos formandos sobre a importância de continuar sempre aprendendo, a ética na profissão e sobre resiliência para os nossos desafios que os tecnólogos enfrentarão. O Pastor Guto Umeki, da Igreja Holiness de Pompeia, também deu uma palavra aos formandos e uma oração abençoando-os.

Estiveram presentes, além dos formandos e professores, parceiros da Fatec e FSNT, que prestigiaram este evento.