Empresa, que no ano passado faturou R$ 1,65 bilhão, lança nesta quarta pacote robusto de tecnologias e avisa: seu primeiro pulverizador autônomo está pronto
O mercado de plantadeiras de grãos e colheitadeiras de cana-de-açúcar ganha uma nova cor a partir desta quarta-feira (19/08). A data marca a entrada da Jacto nesses dois segmentos. Um movimento estratégico para a companhia, dona das máquinas alaranjadas e que está com um plano de voo bem desenhado até 2048, quando completa um século de fundação. A empresa, que no ano passado faturou R$ 1,65 bilhão, prepara-se para decolar no mercado e dobrar de tamanho nos próximos três anos, revelou o presidente Fernando Gonçalves em entrevista exclusiva concedida à Revista Globo Rural.
O pacote de lançamentos, que inclui uma plantadeira automotriz (sem a necessidade de acoplar o implemento), serviços digitais e uma evolução dos pulverizadores com um modelo totalmente autônomo, seria apresentado na Agrishow. A maior feira de tecnologia agrícola da América do Sul estava prevista para ocorrer em abril, mas foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo o presidente da Jacto, foram investidos quatro anos de pesquisa e desenvolvimento dos produtos. “Sentimos a obrigação de conhecer bem o mercado para oferecer o melhor produto. Lançar algo igual ao que já existe no mercado, não nos dá motivação. Precisamos melhorar o que tem disponível”, diz o executivo.
Para o setor canavieiro, a Jacto apresenta a Hover, máquina com sistema de colheita em duas linhas, motor de 470 cavalos e um sistema flutuante nas bases, que se move automaticamente conforme as mudanças do terreno, evitando assim o carregamento de terra, palhada ou outras sujeiras para a usina, um gargalo antigo na operação de campo. “Identificamos que o problema da colheita mecanizada ainda não foi resolvido no campo. Há um excesso de pisoteio, e que diminuiu a longevidade dos canaviais. Além disso, tem poucos players importantes nesse mercado”, diz. Segundo ele, a Hover foi desenvolvida praticamente sob encomenda, com pedidos dos próprios clientes da Jacto.
Linhas de plantio
Já para plantio de grãos, a fabricante traz dois modelos de plantadeiras, uma de 13 a 15 linhas, puxada por trator de 145 a 200 cavalos (batizada de Merídia) e outros dois modelos maiores da linha chamada de Lumina, com 29, 33, 37 linhas e que pode chegar a 60 linhas de plantio. Ambos os modelos maiores são dobráveis e com uma caixa central, que pode ser usada para adubo ou semente. No caso do mercado de plantadeiras, o presidente da Jacto afirma que a empresa viu oportunidade principalmente em áreas de recuperação de pastagens ou de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), onde normalmente há muita palhada no solo, o que exige discos afiados de corte para enterrar as sementes no solo no plantio.
Outro lançamento que o executivo da empresa diz ser “novidade mundial” é uma plantadeira automotriz, em que não há necessidade de um trator para puxar o implemento. A própria plantadeira possui uma cabine para pilotagem e controle da máquina. A Uniport Planter tem disponibilidade para fazer 49 ou 61 linhas. O modelo, segundo Gonçalves, é adequado para quem busca agilidade e qualidade na operação de campo. “Ela carrega uma série de características que permitem trabalhar muito mais tempo. A máquina se autorregula automaticamente. Além disso, se ganha tempo, ao não precisar acoplar no trator ou transportar implementos de uma fazenda para outra e o produtor consegue entrar antes na lavoura com essa máquina após dias de chuva”, explica.
Pulverizador autônomo
Aguardado por muito tempo, o primeiro pulverizador autônomo da Jacto está pronto e deve ser lançado comercialmente pela empresa no próximo ano. Com uso direcionado principalmente para pomares, a máquina tem vários ventiladores, que ligam e desligam conforme o tamanho da copa das árvores, GPS, piloto automático, transmissão elétrica e tração 4×4. Além disso, possui câmeras para detectar obstáculos e um sistema de segurança anti-colizão. O equipamento pode ser operado individualmente ou em comboio por tablet, com rota mapeada previamente.
A Jacto não divulgou os preços sugeridos pela fábrica para cada produto. De todos os lançamentos, somente as plantadeiras da linha Merídia devem ser vistas em campo neste ano. Os demais itens terão lotes controlados de venda entregues em 2021.